E agora? Empresa diz que etanol é vantajoso até 80% do preço da gasolina



Como todos nós já sabemos, o percentual do preço do etanol em relação à gasolina tem de ser no máximo de 70% para que o combustível da cana-de-açúcar seja vantajoso em relação ao derivado de petróleo. No entanto, a empresa Ecofrotas – especializada na gestão de abastecimento e manutenção de frotas – diz que o etanol é vantajoso custando até 80% do preço da gasolina e não 70%, como sempre afirmou o Inmetro.

A questão agora é polêmica e pode mudar a forma como você abastece seu automóvel flex. Ao analisar seu banco de dados, a Ecofrotas detectou um aumento no desempenho do etanol. A empresa diz que a variação entre etanol e gasolina passou dos 70/30% para 80/20%.

O que levou ao resultado foi que através de análises estáticas feitas por uma consultoria contratada, revelaram um rendimento de até 79,52% em relação à gasolina. O limite de 70% foi feito com base no poder calorífico do etanol e o novo teste na admissão de ar e combustível, bem como octanagem.

A consultoria contratada pela Ecofrotas fez o teste com vários motoristas e modelos de veículos diferentes, além de características geográficas diversas e por um período de 31 meses. O teste do Inmetro é feito em laboratório e com apenas um modelo de carro e um único motorista.

 

 

Resposta do Inmetro

Para o Inmetro, a autonomia do etanol em relação à autonomia da gasolina vai de 69% a 72%, dependendo do motor. O instituto defende que não há muita diferença, embora reconheça que existem motores mais eficientes com etanol e outros com gasolina. O Inmetro também diz que as condições atmosféricas, pressão e outros fatores podem influenciar no resultado fora do laboratório.

O instituto indica que o consumidor é que tem de avaliar qual veículo é mais eficiente na cidade e na estrada e comparar com seu perfil. O Inmetro avalia o consumo de automóveis e comerciais leves desde 2005, tendo no programa de etiquetagem veicular 36 marcas e 496 modelos. Por essa tabela, o consumidor pode conferir quais são os modelos mais eficientes.

Segundo a ANP, o preço médio da gasolina entre 16 e 22 de fevereiro nos 8,6 mil postos consultados no Brasil alcançou R$ 2,95 e o etanol chegou a R$ 2,11. Este último corresponde a 71,5% do preço da gasolina. E agora? Qual método é o mais eficaz para medir até onde o etanol é mais vantajoso para o consumidor? Bom, parece que cada um terá de usar de bom senso e fazer seus próprios cálculos para não ficar no prejuízo. Você considera essa diferença na hora de abastecer ou apenas tem uma ideia de preço?

 

Fonte: http://www.noticiasautomotivas.com.br/e-agora-empresa-diz-que-etanol-e-vantajoso-ate-80-do-preco-da-gasolina/





Onde Estamos


Vip Data - Desenvolvimento de sistemas

Rua Dr Italo Peccioli , 220
CEP: 17.209-690 - Jaú/SP
Fone: 14 3621-7624
e-mail: vendas@vipdata.com.br

Horários: Atendimento em horário comercial
Seg. a Sex. - 08h as 11h | 13h as 17h30


Entre em Contato























Rua Dr Italo Peccioli , 220
CEP: 17.209-690 - Jaú/SP
Fone: 14 3621-7624
E-mail: vendas@vipdata.com.br

Twitter  Facebook
ENTRE EM CONTATO
Nome

E-mail

Telefone

Cidade

Mensagem