Carro diesel: Projeto pretende revogar proibição no Brasil



O Projeto de Decreto Legislativo 1413/13, de autoria do deputado federal Camilo Cola (PMDB/ES), está sendo analisado pela Câmara dos Deputados e pode mudar o panorama do mercado automotivo brasileiro, já que tem como objetivo, suspender a proibição da comercialização de carros movidos por óleo diesel.

O projeto susta a Portaria 23/94 e a Resolução 292/08, instituídas pelo extinto Departamento Nacional de Combustíveis e pelo Contran. A proibição foi imposta na década de 70 para priorizar o subsídio ao óleo diesel para o transporte público e de cargas em época de crise na produção de petróleo.

Naquela época, a emissão de poluentes dos motores diesel também era bem superior à da gasolina, mas hoje em dia, os propulsores movidos por óleo combustível são bem mais eficientes, chegando mesmo a superar os abastecidos por gasolina.

Para o deputado Camilo Cola, a política de subsídios perpetua a distorção de matriz de transportes no Brasil e tem tido efeito retardado na massificação do uso do biodiesel. O projeto deverá passar pelas comissões de Minas e Energia, Viação e Transportes e de Constituição, Justiça e Cidadania.

Mais político do que técnico, o assunto é espinhoso e mexe em um dos embargos mais consolidados do estado brasileiro. Até hoje, todas as propostas e intenções no sentido de quebrar essa barreira legal fracassaram em diferentes instâncias. Será que dessa vez vai? Acreditamos que não. Mas esperamos estar enganados nesse sentido.

 

Fonte: http://www.noticiasautomotivas.com.br/carro-diesel-projeto-pretende-revogar-proibicao-no-brasil/





Onde Estamos


Vip Data - Desenvolvimento de sistemas

Rua Dr Italo Peccioli , 220
CEP: 17.209-690 - Jaú/SP
Fone: 14 3621-7624
e-mail: vendas@vipdata.com.br

Horários: Atendimento em horário comercial
Seg. a Sex. - 08h as 11h | 13h as 17h30


Entre em Contato























Rua Dr Italo Peccioli , 220
CEP: 17.209-690 - Jaú/SP
Fone: 14 3621-7624
E-mail: vendas@vipdata.com.br

Twitter  Facebook
ENTRE EM CONTATO
Nome

E-mail

Telefone

Cidade

Mensagem