2045: Nanorobôs, casas inteligentes e impressoras 3D



Cerca de 30 anos atrás, o computador pessoal começou a fazer parte do uso cotidiano – e passou a transformar a sociedade e o jeito que vivemos nossas vidas. Os especialistas da Kaspersky Lab decidiram marcar este aniversário olhando para o futuro e imaginando como a tecnologia da informação pode se desenvolver e mudar as nossas vidas em 30 anos, na nova realidade digital de 2045.

Robôs em Todos os Lugares

Em pouco tempo, é provável que a população mundial inclua bilhões de pessoas e bilhões de robôs, com este último fazendo quase todo o trabalho pesado e de rotina. As pessoas vão trabalhar na melhoria dos softwares dos robôs e a indústria de TI será o lar de empresas que desenvolvem programas para robôs assim como, hoje em dia, eles desenvolvem aplicativos para usuários baixarem e instalarem.

Pessoas Mecânicas

Até certo ponto, os limites entre robôs e seres humanos serão confusos. Transplantes vão começar a utilizar órgãos artificiais controlados eletronicamente e implantes de próteses serão procedimentos cirúrgicos de rotina. Nanorobôs vão viajar dentro do corpo humano para entregar drogas a células doentes ou realizar microcirurgias. Sensores especialmente instalados irão monitorar a saúde das pessoas e transmitir suas descobertas para um armazenamento em nuvem que poderá ser acessado pelo médico local. Tudo isso deve levar a um aumento considerável da expectativa de vida.

 Casas Inteligentes

As pessoas viverão em casas inteligentes, onde a maioria dos confortos serão totalmente automatizados. O software que coordena a casa cuidará do abastecimento de energia, água, alimentos e suprimentos para consumo. A única preocupação dos moradores será garantir que exista dinheiro suficiente em suas contas bancárias para pagar as contas.

Hyperinteligência

Nossos alter ego digitais estarão formados de maneira única em uma estrutura global capaz de se autorregular e se envolver em gerenciar a vida no Planeta. O sistema funcionará mais ou menos como os TOR (The Onion Router) de hoje; os usuários mais ativos e eficazes ganharão os direitos de moderadores. O sistema será voltado para a distribuição de recursos entre pessoas, para a prevenção de conflitos armados e outras ações humanitárias. 

Impressão 3D – Rápida e Barata

Não serão apenas tarefas chatas como as escritas nos livros de história – a produção de determinados itens não será mais necessária. Em vez disso, as impressoras 3D nos permitirão projetar e criar o que precisamos desde utensílios domésticos, como pratos e roupas, até tijolos de construção para a futura casa.

Fim dos computadores

O PC pode ter iniciado todo o boom de TI, mas em 2045, provavelmente, iremos vê-los apenas em museus. Para ser mais preciso, não vamos precisar de uma única ferramenta para trabalhar com dados - que é basicamente tudo o que um computador faz. Haverá uma gama ainda maior de dispositivos inteligentes que realizarão com afinco todas as funções dos PCs de hoje. Por exemplo, a análise financeira será feita através de um servidor controlado pela empresa com a utilização de documentos eletrônicos, e não por um contador em um computador pessoal.

Tecnofobia

Nem todo mundo vai estar animado com este novo mundo intensamente robótico. Novos luditas surgirão para se opor ao desenvolvimento de casas inteligentes, estilos de vida automáticos e robôs. Os opositores à evolução da TI não usarão sistemas inteligentes, aparelhos e robôs para certos tipos de trabalho, e não terão qualquer identidade digital.

"A taxa atual de desenvolvimento em TI torna difícil à previsão precisa de onde estaremos daqui a algumas décadas. No entanto, fica claro que a cada ano nossas tecnologias vão ficar ainda mais inteligentes e as pessoas que trabalham com elas terão de acompanhá-las. Podemos ter certeza de que os criminosos vão continuar a fazer todos os esforços para explorar qualquer novo avanço de TI para os seus próprios fins maliciosos ", diz Alexander Gostev, Especialista-Chefe em Segurança da Kaspersky Lab. "De qualquer forma, independentemente de como parecerá nosso mundo em 30 anos, devemos começar a melhorar agora seu conforto, segurança e bem-estar . A tecnologia é apenas uma ferramenta, e depende só de nós se vamos usá-la para o bem ou para o mal”.

 

Fonte: http://www.administradores.com.br/noticias/tecnologia/2045-nanorobos-casas-inteligentes-e-impressoras-3d/97449/





Onde Estamos


Vip Data - Desenvolvimento de sistemas

Rua Dr Italo Peccioli , 220
CEP: 17.209-690 - Jaú/SP
Fone: 14 3621-7624
e-mail: vendas@vipdata.com.br

Horários: Atendimento em horário comercial
Seg. a Sex. - 08h as 11h | 13h as 17h30


Entre em Contato























Rua Dr Italo Peccioli , 220
CEP: 17.209-690 - Jaú/SP
Fone: 14 3621-7624
E-mail: vendas@vipdata.com.br

Twitter  Facebook
ENTRE EM CONTATO
Nome

E-mail

Telefone

Cidade

Mensagem