Futuro do mercado de Autopeças está na internet



Quem é realmente antenado no setor de reparação automotiva todo dia fica sabendo de alguma novidade que chega ao Brasil, seja uma tecnologia, um carro ou uma marca. O fato é que somos a bola da vez da indústria automotiva, e não é de hoje: a produção de veículos no nosso país mais do que duplicou nos últimos 10 anos. Em 2004, quase 1,5 milhão de veículos saíram das linhas de produção; em 2013, o número saltou para 3,7 milhões*. Nunca se vendeu tanto carro e o consumidor final brasileiro nunca teve tantas opções, dos mais baratos aos mais caros produzidos no mundo, dos populares chineses aos superesportivos italianos.

Só que nenhum carro sobrevive sem manutenção, e alguém tem que consertar esses milhões de unidades que invadem nossas ruas todo ano. Sim, é nesse ponto da história você entra, amigo mecânico, na lida diária com toda essa variedade de marcas e modelos, mas tendo que se virar para achar peças que nem sempre estão disponíveis para pronta entrega. Para contornar esse quadro, muita gente usa uma ferramenta que cada vez mais ganha a confiança não só dos mecânicos, mas do consumidor em geral: a internet.

 

Variedade de modelos é desafio para a oficina: a internet se torna uma grande aliada

 

Os números de venda de produtos online - também chamado de e-commerce - crescem a cada ano. Somente em 2013, esse modelo de negócio ultrapassou a marca de 1,25 trilhões de dólares no mundo inteiro. Apenas nos Estados Unidos, movimenta 300 bilhões de dólares por ano. Na China, as compras de produtos pela internet crescem nada menos que 130% a cada 12 meses.

Aqui no Brasil, o comércio online faturou 31 bilhões de reais em 2013**, 24% a mais se comparado a 2012. Para se ter uma ideia, o site Netshoes, criado no Brasil, hoje é o maior e-commerce de produtos esportivos do mundo, com mais de 15 milhões de visitas por mês e faturamento anual de R$ 1,2 bilhões***.

A expectativa é que esse mercado dobre de tamanho até 2017. De acordo com pesquisas, mais de 100 milhões de brasileiros tem conexão com a internet - desses, cerca de 51 milhões fazem algum tipo de compra pela rede. Com tanto público em potencial, o setor automotivo no Brasil tem tudo para abraçar o e-commerce. O mercado, no entanto, ainda está por vir.

 

Oficinas conectadas

Há quem pense que mecânico passa o dia todo consertando carro e que não acessa a internet. Errado! Uma pesquisa da Revista O Mecânico constatou que 80% dos profissionais do mercado entrevistados acessam a internet. Destes, 71% navegam na rede pelo menos 6 vezes por semana - e a usam para trabalhar.

 

http://www.omecanico.com.br/

 





Onde Estamos


Vip Data - Desenvolvimento de sistemas

Rua Dr Italo Peccioli , 220
CEP: 17.209-690 - Jaú/SP
Fone: 14 3621-7624
e-mail: vendas@vipdata.com.br

Horários: Atendimento em horário comercial
Seg. a Sex. - 08h as 11h | 13h as 17h30


Entre em Contato























Rua Dr Italo Peccioli , 220
CEP: 17.209-690 - Jaú/SP
Fone: 14 3621-7624
E-mail: vendas@vipdata.com.br

Twitter  Facebook
ENTRE EM CONTATO
Nome

E-mail

Telefone

Cidade

Mensagem